quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Você já começou a construir sua aposentadoria?

Quer se aposentar antes ? Com quanto ? Saiba como ?

Realidades financeiras
Que pouca gente conhece .


NOTA pessoal de José Américo G.Dornelles - AINSF 1323333.

Aqueles previdentes-alguns tardiamente-que estão inseguros com sua aposentadoria,sua qualidade e manutenção do padrão de vida e que necessitam urgentemente ganhar mais dinheiro,para fazer frente as crescentes despesas que chegam com a idade.

Uma idade em que deveríamos ter conquistado a nossa Independência Financeira,a maioria dos aposentados ainda precisa trabalhar para poder fazer frente as despesas decorrentes de suas necessidades básicas;alimentação,saúde e moradia.



Segundo Robert J. Shapiro, autor do livro “A Previsão do Futuro” (Ed. Best Business), até 2020 a população idosa crescerá de 35 a 60% no mundo, forçando elevação nos gastos públicos, aumento de tributos e os déficits. Na Europa, o número de idosos que recebem pensões públicas e assistência médica aumentará cerca de 3% por ano nos próximos dez anos. Por outro lado, o total de habitantes em idade de trabalho cairá em torno de 1%.

No Japão, onde a situação já é crítica, o número de idosos equivalerá a mais da metade da população economicamente ativa. Para completar, Shapiro alerta que o número de crianças japonesas e europeias que, quando adultas, estarão trabalhando e pagando impostos em 2025 e 2035 está caindo mais rapidamente do que a população economicamente ativa.

E no Brasil? Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro saltou de 66 anos em 2000 para 72,8 anos em 2009. No mesmo período, a taxa de mortalidade infantil registrou queda de 61,7%, passando de 52,04 mortes por mil nascimentos para 19,88 mortes por mil. O déficit previdenciário – diferença entre arrecadação e pagamento de despesas/benefícios – saltou de R$ 10 bilhões em 2000 para R$ 43,6 bi em 2009.

Em 1940, havia cerca de 31 contribuintes para cada beneficiário da Previdência. Na década de 80, essa relação caiu drasticamente, atingindo o preocupante número de 2,9 contribuintes para cada beneficiário. Hoje, a proporção é de apenas 1,7 contribuintes para cada assegurado. A continuar nesse ritmo, em 2030 haverá somente 1,1 contribuintes para cada beneficiário da Previdência.

Observando com atenção estas informações, pergunto: você está preparado para uma aposentadoria confortável, digna e com qualidade de vida?

Se estiver em dúvida sobre em que produto investir, prefira aquele capaz de gerar renda, o que garantirá um fluxo de caixa mais folgado e também patrimônio. Alguns exemplos de investimentos para geração de renda: imóveis (renda de aluguel) e ações (pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio).

Se a disciplina não for um de seus fortes, considere a possibilidade de contratar um plano de previdência privada. Com pequenas contribuições é possível alcançar uma boa soma. Atente para a modalidade escolhida levando em conta a solidez da instituição escolhida, o tempo de contribuição e a forma de uso do montante acumulado.

Sustente uma reserva de emergência que corresponda a um período mínimo de seis meses de salários/receitas (o ideal são doze meses), alocando este capital em um investimento de alta liquidez (caderneta de poupança, por exemplo).

Se a qualidade de vida e o bem-estar são metas para o futuro, a hora de pensar nisso é no presente. Uma vida sustentável hoje e no futuro só depende de você.

Siga-me no Twitter: @Navarro. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui,por favor!
Desde já, obrigado em ajudar a construir uma rede de boas inspirações.