PROVA 1: A PISTOLA DISPAROU ANTESO primeiro passo para tratar o problema é reconhecer sua existência. Em 2009, o encontro de medicina sexual chamado Consenso de Paris definiu que ejaculadores precoces são os homens que atingem o orgasmo até 1 minuto (ou pouco mais) após a penetração. Esse parâmetro foi definido por pressão da indústria farmacêutica, que precisava de um critério objetivo para lançar um medicamento na praça. A definição mais aceita pelos médicos é bem menos objetiva. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a ejaculação é considerada rápida quando ocorre, de maneira recorrente, “com estimulação sexual mínima, antes ou logo após a penetração, sem que o indivíduo a deseje”. É mais uma questão de satisfação pessoal do que de tempo, segundo o médico Celso Marzano, urologista, sexólogo e terapeuta sexual.
OS ELEMENTOS SUSPEITOS
A medicina não tem ainda uma conclusão sobre as causas da ejaculação precoce, mas os estudos levam a crer que as vítimas têm predisposição genética para tal. Tudo indica que o centro do orgasmo, localizado no cérebro, no ejaculador precoce é mais sensível, o que faz com que ele chegue ao clímax mais rápido. Segundo todas as evidências, já se nasce ligeirinho, o que não quer dizer que todo mundo que tenha a tal herança maldita esteja condenado a ser The Flash. Certos fatores fazem com que alguns homens nunca desenvolvam o problema e outros sejam vítimas da rapidez.
EM LEGÍTIMA DEFESA
Algum amigo seu já deve ter passado por isso: por mais que se empenhe, o sujeito não consegue fazer a mulher chegar lá. Trinta minutos depois, e nada de a moça atingir o orgasmo. O que faz o camarada? Ora, não resiste e ejacula. Então a moça se queixa de que o parceiro não a esperou. Na transa seguinte, a mesma coisa. “A mulher culpa o homem por não ter orgasmos. Se ele tiver predisposição para a ejaculação precoce, pode desenvolver o quadro”, explica o médico Celso Gromatzky, do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Portanto, antes de correr para o médico alegando que você tem ejaculação precoce, veja se não é o caso de a moça procurar um ginecologista e descobrir por que não goza.
PROVA 2:
“Tentar distrair pensando em problemas profissionais, mordendo os lábios, cravando as unhas nas mãos e contraindo os músculos das nádegas retarda o início da excitação, mas não garante o controle ejaculatório”,
afirma Celso Marzano. Melhor do que isso é praticar um exercício:
1. Sem pressa e num local tranquilo, inicie a prática do sexo solitário.
2. Quando estiver prestes a chegar lá, interrompa os trabalhos lentamente.
3. Na sequência, reinicie a operação. Quando estiver novamente perto do auge, diminua o ritmo.
4. Permaneça nessa brincadeira o máximo de tempo que conseguir. Depois, na companhia de uma donzela, tente fazer igual.
PROVA 03: CEARENSES MATAM MAIS RÁPIDO
Sem levar em consideração o fator idade, a frequência média de ejaculação precoce nos homens brasileiros
é de 25,6%. Um estudo coordenado pela psiquiatra Carmita Abdo mostra os dados por estado.
JOVENS TÊM MAIS OCORRÊNCIAS
Estudos indicam que a ejaculação precoce acomete os homens mais jovens com maior frequência do que os mais velhos. Isso acontece por duas razões. Em primeiro lugar, com o envelhecimento, há um retardo da ejaculação. Em segundo lugar, os muito jovens são mais afetados por problemas psicológicos do que os mais velhos. “Por serem inexperientes, ficam ansiosos e muitas vezes acabam tendo uma ejaculação precoce”, afirma o médico André Cavalcanti, da Sociedade Brasileira de Urologia. Também são mais impressionáveis – se uma mulher falar para um garotão que não goza e que a culpa é dele, ele provavelmente vai acreditar.
COMEÇOU NO CRIME CEDO
Certa vez faltou dinheiro para o motel e você transou no carro, na pressa. Outro dia, na escada do escritório, você pegou a gostosa do marketing e, com medo de um flagra, concluiu o serviço rapidinho. Na sequência, a
mulher do vizinho deu mole e, na transa no jardim, você terminou em segundos, antes que o marido dela chegasse. Não é de admirar que, de tanto praticar a arte do amor que se encerra antes do piscar dos olhos, você se torne um ejaculador precoce. “Um local adequado, com tempo suficiente, e um relaxamento com preliminares, carícias e beijos proporcionam um sexo forte e com mais prazer”, afirma Celso Marzano. Sexo também é um aprendizado. Quem no início da vida sexual aprende que é preciso terminar logo corre o risco de levar a lição para sempre.
A CULPA É DA ANSIEDADE
A ejaculação precoce não é terrível apenas por si só, mas também porque, com o passar do tempo, pode
fazer com que o homem não consiga mais ter transa nenhuma. Ejaculadores precoces são fortes candidatos a desenvolver disfunção erétil. A culpa é da ansiedade. Depois de repetidas rapidinhas involuntárias, o cara vai para a cama tenso, com medo de gozar antes da hora. Resultado: broxa. Não é só isso. Pesquisas mostram que vítimas de ejaculação precoce têm qualidade de vida pior e saúde mais precária que as dos homens que não apresentam a disfunção.
Também passam a sofrer de baixa autoestima e, constrangidos, evitam o sexo – se o cidadão tiver um uma relação estável, certamente ir irá causar grandes d anos a ela. Homens que não controlam a ejaculação por razões emocionais – geralmente, por ficarem muito ansiosos os diante da mu mulher – podem em se beneficiar do uso moderado de álcool. Mas, claro, não a portanto de ficar bêbados. Nesse caso, o camarada provavelmente não conseguirá ter uma ereção.
PROVA 04: AJOELHOU, TEM DE REZAR
Segundo Vanessa de Oliveira, autora do livro 100 Segredos de uma Garota de Programa, quando a moça está na posição quatro apoios, os homens ficam tão excitados que gozam rapidinho. Ela garante que há um jeito de
prolongar a transa. Funciona? Só testando, como afirma o médico André Cavalcanti. “Há posições associadas ao retardo, mas isso varia de pessoa para pessoa.”

MEDIDAS CONTRA A RAPIDEZA maioria dos problemas dos ejaculadores precoces, no entanto, é que apenas 10% dos homens que têm a disfunção procuram um médico. Geralmente a maioria não o faz por vergonha. Na investigação da ejaculação precoce, os urologistas solicitam uma bateria de exames do paciente para afastar causas como fimose e freio curto do pênis. Os tratamentos para ejaculação precoce são de t rês ti tipos. O mais recomendável é a combinação de psicoterapia com medicação oral.
SOLUÇÃO NA FARMÁCIA: Como funciona o “Viagra da ejaculação precoce” 
Aprovado no México, na Coreia e em sete países europeus, o Priligy (nome comercial da dapoxetina) é o primeiro medicamento lançado especificamente para controlar a ejaculação precoce. No Brasil, a pílula espera autorização da Anvisa para entrar no mercado. O comprimido deve ser tomado de 1 a 3 horas antes da transa. Testes indicaram que 76% dos pacientes tratados com o medicamento melhoraram seus tempos de transa. “Desde que sejam recomendados pelos médicos, os comprimidos para ejaculação precoce e a dapoxetina podem ser tomados juntos”, afirma a médica Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.