segunda-feira, 20 de junho de 2011

12 Dicas para uma Negociação Eficaz


DICAS PARA UMA NEGOCIAÇÃO EFICAZ



1. Planeje sempre – Tenha claro seus objetivos, e fixe precisamente dois números para você antes de iniciar as conversações: mínimo aceitável e o desejável. Lembre-se: antes de agir, ligue o cérebro.

2. Baixe a ansiedade - Construa alternativas para eventuais impasses. Ao planejar, pense em uma saída se a negociação se frustrar. Não se cobre ou se obrigue a chegar forçosamente a um acordo.

3. Seja ético - Ser correto vale a pena. Construa confiança praticando valores sadios e dando o exemplo.

4. Seja empático - Empatia é vital numa negociação. E na vida! Pergunte-se: qual é a lógica do outro? Quais são as necessidades e desejos dele.

5. Negociar exige Perguntas. Pergunte. Pergunte. Pergunte - Coloque o outro para trabalhar. Entenda as perspectivas e objetivos dele. Quem pergunta está no controle.

6. Ouça com atenção - Ouça a mensagem completa. Concentre-se. Não prepare resposta enquanto o outro fala. Separe as emoções das informações objetivas. Evite escuta seletiva. Mostre-se receptivo e interessado.

7. Diagnostique necessidades e desejos - Tome a negociação como um processo de análise de problema e tomada de decisão. Entendendo o quê o outro precisa e quando, você passa a ter uma condição privilegiada na negociação.

8. Tenha sempre mais de uma alternativa - A riqueza de argumentos é essencial para os resultados da negociação. Utilize-se da fórmula TIP – Tempo, Informação e Poder.

9. Controle os nervos - Pratique a tolerância e a arte da compreensão. Não agrida. Mantenha o bom humor.

10. Lembre-se de que as pessoas têm ego - A maior necessidade do ser humano é ser entendido e apreciado. Pense nisso no decorrer da negociação.

11. Seja flexível - Negociação é troca de propostas. Não é uma batalha para enaltecer egos. Seja o que é barato para você mais importante para o outro. Vá aos poucos, não ceda tudo de uma só vez. Permita que a outra parte proponha. Pergunte-lhe sempre: o que você sugere?

12. Pratique a negociação ganha-ganha - A negociação só é boa se, além de você, o outro também ganhar. Exemplo: num acordo entre supermercadistas, o acordo só é ganha-ganha, se o cliente também ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui,por favor!
Desde já, obrigado em ajudar a construir uma rede de boas inspirações.