domingo, 19 de janeiro de 2014

Resumão do Afiliados Brasil de Fortaleza-Em Nov 2013.

Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro o Afiliados Brasil Nordeste 2013. A segunda edição do evento realizou-se em Fortaleza, no Ceará, e reuniu cerca de 200 pessoas ávidas para aprender a ganhar dinheiro com o mercado de afiliados. O resultado foi o sucesso absoluto, tanto em conhecimento quanto em networking e parcerias, mas se você não foi ao evento, não se preocupe, faremos o famoso “resumão”. Vamos lá?. PRIMEIRO DIA O primeiro dia foi mais curto, o evento teve início as 14:00hs, mas já começou quente e com dicas arrasadoras. FLÁVIO RAIMUNDO Flávio Raimundo na abertura do Afiliados Brasil O anfitrião Flávio Raimundo abriu o evento falando sobre os programas de afiliados. Questões como “o que são programas de afiliados”, “como eles funcionam”, “como se ganha dinheiro com esses programas” e outras dúvidas do básico ao avançado foram expostas e explicadas na palestra do Flávio. A grande dica deixada pelo Flávio aconteceu justamente no momento das perguntas e só quem prestou atenção pescou. A dica foi: “Busque sempre saber como funciona a política de cookies do programa de afiliados. Isso é um fator decisor pra você se afiliar ou não a um programa.” Flávio se referia a escolha de programas de afiliados em que os cookies (pequeno arquivo contendo a informação de que site aquele usuário veio, entre outras coisas) permanecem na máquina do usuário durante alguns dias, assim quando o usuário volta dias depois e realiza a compra você mesmo assim recebe a comissão, portanto, fuja de programas de afiliados que não gravam cookies ou que o cookie não tem duração de dias. Na grande maioria das vezes o usuário só compra em uma segunda ou terceira visita. NATANAEL OLIVEIRA Natanael Oliveira, Fundador da NordesteSEONatanael Oliveira, fundador da agência NordesteSEO, com toda a sua simpatia e dinâmica no palco deixou um mundo de dicas e informações. Depois de contar sua história de vida e de como chegou até ali e arrancar boas risadas da galera, veio a hora do conteúdo e desse podemos destacar: Ative o blog da sua empresa e aumente os contatos e pedidos de orçamento da sua empresa simplesmente produzindo bom conteúdo regularmente. Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, mais visibilidade seu site terá nos buscadores trazendo assim mais visitantes ao seu site; Produza conteúdos que falem dos problemas que as empresas enfrentam e mostre como resolvê-los; Para descobrir outros assuntos a serem abordados e tratados no blog, primeiro liste todos os seus concorrentes e depois use o SEMRush para ver os termos que mais trazem tráfego para o site deles. Produza conteúdo de qualidade para esses termos e publique no seu blog; Muitos blogs, inclusive os empresariais costumam manter listas de tópicos mais lidos e mais comentados. Esse é o conteúdo que está dando certo no blog deles. Pegue o mesmo assunto e desenvolva um conteúdo muito melhor, respondendo inclusive as perguntas e dúvidas dos comentários do post do seu concorrente; Uma ótima sacada é publicar só parte dos artigos. Os melhores e com conteúdos mais avançados você pode “empacotar” em um e-book e dar aos usuários em troca do e-mail deles; Outra dica top é pegar as dúvidas dos conteúdos que você publicar e transformar em vídeo aulas exclusivas para assinantes que podem ser gratuitas ou cobradas. Nota minha: Se você tiver 500 assinantes pagando apenas R$ 1,00 por mês por essas vídeo aulas, já são R$ 500,00 por mês. Não é muito, mas paga o servidor e a conta de internet e no fim você iria dar de graça mesmo. Use o Google Suggest para descobrir o que as pessoas andam buscando no Google e use uma dessas buscas como a frase de capa do seu e-book; Essa sacada eu achei fantástica: Divida a publicação do conteúdo em séries. Se o seu artigo tiver por exemplo 7 tópicos, faça uma arte para cada tópico e publique uma por dia na sua fanpage ou outras redes sociais e coloque o link para o tópico específico através de ancoragem interna na página do artigo. Assim você impacta várias vezes o usuário com o mesmo conteúdo; E pra finalizar, cerque o seu usuário no blog usando call to actions para que uma vez lendo o seu texto ele faça a ação desejada seja ela comprar, se cadastrar… Para isso use botões, links no texto, banners, caixas de cadastro. Seja criativo. RICARDO PIOVAN O Expert Milionário Ricardo Piovan talvez tenha sido o único palestrante realmente profissional no sentido literal da palavra. Orador e coach renomado, autor de livros e infoprodutos, Ricardo mostrou à plateia como construir 6 produtos diferentes e ganhar dinheiro com eles usando apenas o conhecimento que você já tem. Ricardo Piovan, o Expert MilionárioEntre as dicas que o Ricardo passou, podemos destacar as seguinte: Descubra seu nicho – Descobrir em que nicho você quer atuar é essencial para que você consiga atingir o sucesso, afinal você trabalhará com isso e será lembrado por isso por praticamente a o resto da sua vida; Paixão – Aqui entra a mesma dica do item acima. Você provavelmente fará isso para o resto da sua vida, então é preciso ter peixão pelo assunto ou você logo ficará desmotivada e desistira; Habilidade – Pergunte-se se você tem habilidade para fazer isso e se não tiver se é possível adquiri-la através de cursos e treinamentos. Se sim para uma das duas perguntas, você está no caminho certo; Viabilidade financeira – Essa área que você escolheu dá dinheiro? Para descobrir isso é fácil e é preciso apenas dois passos. O primeiro é pesquisar no Google keyword Planner se há volume de buscas e o segundo é se há empresas anunciando o produto ou serviço no Adwords (barra lateral e superior do resultado de buscado Google). Se houver, é por que isso dá dinheiro; Se você tiver paixão e habilidade pelo nicho que escolheu e ele tiver viabilidade financeira, você encontrou o que o Ricardo Piovan chama de seu nicho poderoso; Use o método de mensagem persuasiva para se comunicar com as pessoas. Um ótimo exemplo é começar seus e-mails falando dos problemas delas e mostrando como você entende desse problema e pode ajudá-las; Se você quer vender algo, você precisa resolver os problemas das pessoas; Conte uma história de alguém que passou pelo mesmo problema que a pessoa está passando. Se for você mesmo, melhor ainda; Os problemas vividos por você ou por algum personagem são os inimigos em comum que te conectarão aos seus clientes. As histórias conectam!; Conte o que você ou o seu personagem fez e deu certo a princípio; Se algo aconteceu depois de dar certo e estragou tudo, conte também. Contar as derrotas também trás conexão; E conte finalmente o que deu certo de vez; Apresente a solução em passos. Podem ser e-mails com tarefas diárias, ou tópicos para que ele siga um após o outro, mas pontue o conteúdo referente a solução; Durante a apresentação da solução, apresente depoimentos de pessoas que resolveram o problema usando a sua solução; Destaque os obstáculos que a pessoa enfrentará para conseguir o que ela quer e apresente a solução para ultrapassar esses obstáculos; Desafie o usuário a realizar algo. Ele fará, constatará que é possível e que deu certo e vai se sentir motivado e confiante para comprar seu produto e aplicar os outros passos; Empacote o seu produto como se fosse um produto real, físico. Pra isso use capas virtuais por exemplo; Monte um blog para criar conexão com as pessoas e entregue tanto conteúdo escrito quanto em vídeo; Leia todo e qualquer livro sobre influência e persuasão; Já ao fim da palestra Ricardo Piovan indicou o livro “Inteligência emocional” de Daniel Goleman; E deixou a seguinte frase marcante: “O significado de milionário não é só ganhar dinheiro, é também impactar e mudar a vida de milhões de pessoas com o seu conteúdo”. MAICON RISSI Maicon Rissi subiu ao palco meio desconfiado como quem estava se ambientando ao lugar, mas bastou se apresentar e as coisas fluíram como um verdadeiro profissional. Já é sabido de todos que acompanham a área de Afiliados que o valor está na lista de e-mails que você monta e mantém e o Maicon explorou exatamente isso na sua palestra “Como escrever emails que valem milhares de reais”. Nela ele apresentou 10 passos a serem seguidos e aplicados que são:Maicon Rissi na sua palestra "Como escrever emails que valem milhares de reais" Dê algo de valor em troca o e-mail da pessoa – Pedir o e-mail só por pedir não é o modo certo de se fazer a captura. Você precisa dar algo em troca que pode ser um e-book gratuito, uma série de vídeo aulas, um webnários… use a criatividade e dê algo gratuito em troca do e-mail da pessoa; E-mail na caixa de entrada – O seu e-mail tem que chegar na caixa de entrada da pessoa e não no spam ou na aba promoções como é o caso do Gmail. Uma maneira de garantir que seu e-mail caia na caixa principal é pedindo ao usuário para respondê-lo. Para isso você pode mandar uma pesquisa ou simplesmente pedir para que o usuário responda dizendo que recebeu o e-mail; Seja encontrado – De nada adianta toda uma estratégia para disparar e-mails e fazê-los serem lidos se você não é encontrado pela sua audiência. Para isso, invista em publicidade paga e/ou gratuita, mas invista. Apareça! Dite as regras – Sua lista de e-mails, sua casa. Ou seja, quem manda e dita as regras é você. Uma ótima dica do Maicon foi não responder rapidamente as duvidas dos seus assinantes. Eles podem ficar mal acostumados e vão achar que você tem que responder sempre rápido. 24 horas é um tempo razoável para responder um e-mail; Esqueça a formatação – Formatação de mais, com imagens, elementos gráficos e muita arrumação remete a panfleto e o destino do panfleto é o lixo, portanto, prefira e-mails em texto; Relacionamento – Para ter sucesso com os e-mails é preciso investir em relacionamento com a sua lista e isso se faz com disparos frequentes e co conteúdo de qualidade; Use gatilhos mentais – Os gatilhos mentais estão na moda e nada mais são do que usar técnicas que façam com que seu usuário seja persuadido a tomar atitudes, desde o abrir o e-mail até o comprar seu produto ou serviço; Eduque sua lista – Assim como já foi falado das “regras” de tempo de resposta, educar a sua lista inclui treiná-los para fazer o que você deseja como acessar links e tomar determinada ações, assim, nunca perca uma oportunidade de dizê-los o que devem fazer e como; Demita alguns clientes (ou possíveis clientes) – Sabe aquele cliente que te dá tanto aborrecimento e trabalho que não vale a pena tê-lo em sua lista ou carteira de clientes? Pois bem, demita-o. Corte-o da sua lista para que não receba mais e-mails e se ele for seu cliente cancele o contrato. Tem dinheiro que não vale a pena e não paga o aborrecimento causado; Chame as pessoas pelo nome – A última dica do Rissi é chamar as pessoas pelo nome. Quando você manda um e-mail personalizado para o seu assinante utilizando o nome dele, sej ano assunto ou dentro do e-mail, o cliente se sente bem, como se fosse seu conhecido e passa a te ver como alguém próximo dele. Isso ajuda muito na comunicação e na conversão. RAFAEL SEABRA Rafael Seabra deu um show mostrando como apenas a modificação de design de um site pode aumentar muito a sua conversão. Entre as dicas matadores destacamos:Rafael Seabra falando da importância do design Preste atenção no design, valorize-o; Escreva um conteúdo que seja relacionados ao infoproduto que você esteja promovendo; Cite o produto bem superficialmente pelo seu conteúdo. O objetivo principal do texto é o conteúdo de qualidade para o usuário e não a venda insistente do produto; Dispare um e-mail para a sua lista chamando seus leitores para conhecerem o post que foi publicado; Filtre os usuários que abriram o seu e-mail e clicaram para lero post. Esse é um sinal de que elas estão interessadas no assunto e no produto que você tem para oferecer, já que ele está relacionado ao conteúdo; No dia seguinte ao primeiro disparo, mande um e-mail só pra esses usuários que clicaram dizendo que você detectou que ele viu e gostou do conteúdo oferecido e em retribuição ao seu interesse, você deseja recomendar um produto para ele que vai resolver “tal” questão… A conversão desse e-mail é muito grande. Isso se chama “follow up segmentado”; SEGUNDO DIA MICHAEL OLIVEIRA Essa na minha opinião foi uma das melhores palestras do evento. Michael Oliveira foi generoso nas dicas de ferramentas e no “como fazer” e a galera se empolgou tanto que sua palestra foi uma das que mais arrancou perguntas da plateia. Os destaques da palestra do Michael Oliveira foram:Michael Oliveira, o rei dos vídeos Views x Inscritos – Mais importante do que os views do vídeo é o número de inscritos no seu canal, pois é essa segunda métrica responsável pelo número de potenciais pessoas que serão atingidas pela sua comunicação; Uma dica para fazer com que as pessoas se inscrevam no seu canal é colocar um “banner”, que o próprio Youtube disponibiliza, durante o vídeo, pedindo para que as pessoas se inscrevam; Michael Oliveira lança uma espécie de desafio/convite aos seus seguidores que consiste em gravar 100 vídeos, um por semana e para isso você precisa apenas de um celular. Não ter uma câmera profissional ou uma super produção não é desculpa. A sacada para conseguir os assuntos é colocar a url dos seus concorrentes no Google Display Planner e extrair as palavras-chave listadas. Essas palavras servirão como assuntos e tópicos para os vídeos; Uma ótima dica de software para quem usa iPhone é o imovie. Ele edita os vídeos, insere legendas e outras coisinhas mais , tudo pelo celular; Comece seus vídeos se apresentando. Por mais que você já faça vídeos há muito tempo, sempre haverá um usuário que lhe vê pela primeira vez e ele precisa saber quem é você; Em seguida deixe claro qual é o problema que você tratará no vídeo e que você entende como a pessoa se sente por que você passa pelo mesmo problema (ou conhece alguém que passa). Isso trará conexão imediata; O próximo passo é deixar claro qual é a transformação que o produto ou ideia causará na vida da pessoa; Dê exemplos de coisas boas que acontecerão na vida da pessoa; Apresente os 3 melhores cases de sucesso para esse problema específico; Humanize o seu site e seu negócio. Coloque vídeos em todas as etapas do seu site; Use Pareto (a famosa regra 80×20) – 80% de vídeos com conteúdo de qualidade e que ensina e 20% de conteúdo de vendas; Componha o título do seu vídeo de “palavra-chave principal + chamada criativa”. Exemplo: Como ganhar dinheiro – 10 coisas que qualquer um pode fazer! Use tags – As tags são a forma que o Youtube usa para retornar vídeos quando o usuário faz uma busca. Além disso ele usa as tagas para apresentar vídeos relacionados, por isso a utilização das tags é tão importante. Use um mínimo de 5 e máximo 15 tags relacionadas ao seu assunto; Faça uma descrição de cerca de 100 palavras divididas em 3 parágrafos e o link que o visitante deve acessar, mas atenção: O link deve vir sempre no início da descrição e com “http://www” para que ele se torne clicável; O Youtube publica seus vídeos direto para no plus, isso auxilia muito na popularidade; Outro ponto que deve ser explorado são as avaliações (gostou / não gostou); Tenha um canal do Youtube para cada assunto. Para isso você precisará ter contas de e-mail diferentes. Não misture as coisas; Crie um grupo fechado no Facebook e divulgue vídeos somente para esse grupo. Na descrição dos vídeos do Youtube coloque um lin para o grupo para que as pessoas saibam que ele existe e possam entrar; Compre vinhetas no site Envato e deixe seus vídeos mais profissionais. Se não souber editá-las, contrate alguém em sites de freelancers; Sempre vincule o seu vídeo a uma categoria do Youtube, isso ajudará a ser listado e classificado; Responda sempre as dúvidas que as pessoas deixam nos comentários dos vídeos; Antes de subir o vídeo renomeie o arquivo usando palavras-chave. Exemplo: como-ganhar-dinheiro.mp4 Faça a confirmação da sua conta do Youtube para habilitar a imagem miniatura personalizada, assim você poderá trabalhar miniaturas que chamam muito mais a atenção do usuário assim como os grandes fazem; Remova os comentários de engraçadinhos e spammers. Seu canal, sua casa, suas regras; Use o Oneload – O Oneload distribui seu vídeo em todos os sites de vídeo e redes sociais de uma vez só, ou seja, você não precisa ir em um por um para subir seu vídeo; Use o pingler – O pingler faz o ping (avisa sobre a existência de conteúdo novo) do seu vídeo em todos os servidores do Google, assim seu vídeo será encontrado, indexado e listado nas buscas do Google e do Youtube muito mais rápido; Pulo do Gato da palestra: Registre um domínio curto (o Michael registrou o “5mil.net”) e cadastre-se no yourls. O yourls transforma seu domínio curto em um encurtador de URL só seu :) Se for copiar um vídeo, adicione uns minutos a mais no fim para que o Youtube não classifique-o como uma cópia. Cópias não são listadas; Cuidado com músicas e vídeos. O Youtube pode tirar seus vídeos do ar por conta dos direitos autorais; Pra finalizar e já na parte das perguntas, Michael Oliveira deu a dica do Lead Player. O Lead Player para o vídeo no ponto que você desejar e solicita o e-mail do usuário para que ele continue assistindo o vídeo. É uma ótima forma de criar lista. RODRIGO NASCIMENTO É visível e me deixa muito feliz ver a evolução do amigo Rodrigo Nascimento no palco. Rodrigo sempre apresentou ótimos conteúdos em todas as palestras dele que assisti, mas a do Afiliados Brasil foi com certeza a melhor delas. Rodrigo NascimentoRodrigo falou sobre CRO (Conversion Rate Optimization) e entre os pontos citados os destaques são: Tráfego nunca é de graça – Mesmo que você faça SEO, isso tem um custo. Se você mesmo faz, tem o custo dos estudos, livros e horas gastas. Se você contrata alguém, tem o custo da contratação; Você precisa saber quem é o seu público-alvo. Saber quem é seu público-alvo e como ele pensa, age, fala etc, influencia principalmente na maneira como você se comunicará com ele; Use comunicação persuasiva. Se você ainda não começou a estudar sobre isso, corra, pois é a base de tudo. Use muito o recurso de vídeo para vender, isso transmite confiança, segurança e integridade; Cuida do visual do seu site, mas também cuide da usabilidade. Na primeira impressão o apelo visual é muito importante, mas logo que o usuário começa a navegar por ele, a usabilidade passa a ser o elemento mais importante; Principalmente se você tem um e-commerce, utilize fotos de pessoas segurando e/ou usando o produto ou olhando pra ele; Use setas nas suas imagens apontando para call to actions Coloque apenas uma ação (botão de compra, inscrição em news etc) por dobra da página para não confundir seu usuário; Use bons títulos, efetivos, usando linguagem persuasiva e principalmente focado nos benefícios que o leitor terá ao ler o seu artigo; Prova social também é de extrema importância para a conversão. Mostre ao seu cliente comentários de outros usuários e clientes, pessoas que curtiram aquela página ou produto, depoimentos em texto e/ou vídeo. Tudo isso serve de prova social e transmite confiança ao usuário; Não esqueça do call to action (chamada para a ação). Se a sua página é uma página de vendas como por exemplo, uma página de um produto em um e-commerce, você precisa ter o botão de compra visível, chamadas do tipo “compra aqui”, “compre agora”, links no texto com o texto “clique aqui para comprar”…; Infográficos convertem muito, por isso, sempre que possível transforme seu conteúdo em infográficos e forneça uma experiência diferenciada ao seu leitor; Pesquise e analise os pontos negativos dos seus concorrentes como call to actions ruins, conteúdo ruim, fotos etc e faça melhor do que ele; Foque nas necessidades e nas dores do seu cliente. Se ele se identificar com as dores e você logo em seguida apresentar as soluções, a conversão é garantida; Contar história é outra forma de envolver o usuário com sua empresa e seu produto ou serviço. Desde que nascemos ouvimos histórias e aprendemos a nos conectar com elas. Use isso a seu favor; Crie conteúdo prático. Ensine a fazer, mostre como. Não enrole o seu usuário; Pense em micro e macro conversões – As macro conversões são a compra do produto, por exemplo, porém as micro conversões como o curtir o produto, adicioná-lo a lista de “eu quero” etc, são as micro conversões que são o caminho para a macro conversão; Já no fim da palestra Rodrigo Nascimento indicou uma série de ferramentas para ajudar na otimização do conteúdo, principalmente ferramentas de testes e usabilidade. São elas: Visual Website Optizer, Optimizely, Crazzy Egg e Clicktale. JONATHAN TAIOBA Jonathan Taioba falou sobre os 7 passos para ganhar dinheiro na internet. São 7 passos simples, mas são a base de tudo e incrivelmente a grande maioria ignora, ou pior, acham que trata-se de uma grande besteira. Jhonathan começou sua ótima palestra deixando a seguinte mensagem: “Aprender pouco e colocar esse pouco em prática vale muito mais do que aprender muito e não fazer nada” Jonathan TaiobaOs 7 passos do Jonathan Taioba para ganhar dinheiro na internet são: Escolher um nicho de mercado – Se você não tiver um nicho, de nada adianta todo o seu conhecimento. Escolha o nicho ao qual você irá se dedicar e foque nele; Conhecer melhor o seu público – Você precisa conhecer tudo sobre o seu público. Seus desejos, necessidades, medos, vontades, sonhos… tudo. Só assim você conseguirá se relacionar com ele da forma correta; Criar um ponto de contato inicial com o seu público – Crie um ponto de contato inicial para que seu público possa te encontrar. Pode ser um blog, um canal no Youtube ou uma fanpage, por exemplo; Entregar valor ao seu público-alvo – Se você não entregar valor ao seu público, ele não acompanhará você por muito tempo. Logo se desinteressará. Crie conteúdo de qualidade e entregue esse conteúdo ao seu cliente. Dê coisas de valor à ele; Criar um canal de comunicação mais direto com seu público – Nem só de e-mail vive o relacionamento entre as pessoas. Que tal usar o SMS ou até mesmo a carta enviada pelos Correios? Encontrar uma oferta que seja muito interessante para o seu público – Só nesse ponto você começa a ganhar dinheiro. Depois de agregar valor e fazer relacionamento, você pesquisará produtos e ofertas que interessam ao seu cliente e indicará essas ofertas à ele e ganhar comissão como afiliado. Montar o seu produto e vender também é uma opção; O sétimo passo é promover essa oferta, mas não como propaganda e sim como uma indicação. O segredo é fazer com que seu público pense que o único interesse seu é realmente ajudá-lo com essa indicação. Aqui fica um comentário meu e que cabe muito bem para complementar o item 7. Embora nós façamos a indicação pensando muito na comissão, pense nos benefícios que esse produto ou serviço trará ao seu cliente. Pergunte-se se esse produto ou serviço realmente será bom para ele, se tem qualidade, se o produtor é confiável e se trará os resultados esperados. Lembre-se que reputação é tudo e se você indicar algo ruim só pelo dinheiro, seu cliente perderá a confiança em você. RAFAEL REZ Rafael Rez como sempre deu um show falando sobre a criação de conteúdo de qualidade e a distribuição desse conteúdo a fim de cobrir todos os canais e atingir os usuários de todas as formas possíveis. Destacamos muitas coisas interessantes da palestra dele, vamos à elas: Rafael Rez começou falando sobre o modelo dos 7 elos de conteúdo que consiste em gerar conversão agregando 7 estrategias diferentes, que são: Display; SEO; mobile; website; analytics; social e e-mail; Falou também dos ativos digitais que são ferramentas específicas dentro das 7 estrategias citadas. Como exemplo de ativos digitais temos o Twitter; Linkedin; Facebook; Youtube; Slideshare; Instagran; seu site entre outras opções; Na hora de criar conteúdo é de extrema importância que você use a linguagem do seu prospect e fale sobre aquilo que ele necessita. São as necessidades dele que importam; Para usar a linguagem correta e falar sobre as necessidades do prospect, é de extrema importância saber quem são eles e com quem exatamente você está falando; Conte histórias ao invés de vender produtos. As histórias são muito poderosas e o envolvimento dos leitores com elas é muito grande, por tanto, sempre que possível use-as; Entenda a cabeça do cliente e desenvolva um conteúdo convincente; Desenvolva conteúdo de forma contínua, consistente e convincente; As pessoas são previsíveis. Produza seu conteúdo com antecedência para impactá-las assim que elas começarem a buscar o que precisam. Para verificas a tendências de busca para um determinado termo, use o Google Trends; Transforme as necessidades dos seus prospects em conteúdo de qualidade, que responda e resolva os problemas dele; Estrategia de criação de conteúdo: Analise o conteúdo com maior tráfego e maior conversão, selecione os 20% melhores, descubra o que funcionou bem para esses artigos e o que as pessoas gostaram neles, produza mais conteúdo parecido e alinhado ao que deu certo e por fim, linke entre esses conteúdos; Marketing de permissão: Dê algo de valor para o seu prospect e em troca peça o e-mails dele. Dê algo mais e enriqueça o relacionamento; peça mais informações sobre eles a fim de conhecê-los e traçar o perfil deles e por fim desenvolva conteúdo que supra as necessidades deles; Ciclo de conteúdo – Uma das melhores dicas da palestra do Rafael foi o ciclo de conteúdo que consiste em: Traçar uma estrategia; planejar, criar o conteúdo, publicá-lo e divulgá-lo, medir os resultados, aprender com os resultados e otimizar a fim de melhorar os resultados; Faça parcerias – Essa foi a última dica da palestra do Rafael que mostrou que parcerias são ótimas formas de se produzir conteúdo rico e de qualidade. PAULO FAUSTINO Paulo Faustino deu uma palestra super didática e cheia de dicas. Quem prestou atenção e foi esperto pegou muita coisa boa e interessante sobre o uso do Facebook para a geração de tráfego. Vejamos:Paulo Faustino Use e abuse do conteúdo viral – Imagens impactantes, frases de impacto e motivacional, frases de pessoas famosas, infográficos… tudo isso viraliza com mais facilidades, portanto utilize sempre que puder; Publique as imagens na sua fanpage com as dimensões corretas – A pior coisa que tem são imagens maiores que a coluna do feed de notícias por exemplo. O leitor vê uma imagem com texto cortado e precisa clicar na mesma para entender o que está escrito e isso é muito ruim. Faça imagens nas dimensões corretas de forma que o usuário possa ver a imagem por completo. A propósito, as dimensões do feed de notícias do Facebook é de 403×403 px; Conteúdo viral é bom, mas sua fanpage não pode viver só disso, É preciso mesclar esse conteúdo viral com publicações do seu site; Imagens personalizadas geram maior retorno – Ao invés de puxar uma imagem de dentro do artigo, use uma imagem personalizadas para publicar seus artigos e insira o título do post nessa imagem. O tamanho correto da imagem é de 560×292 px; Outra dica é na frase que será inserida na imagem, explorar a dor do seu público; Para fazer anúncios no Feed do Facebook, utilize até 6 imagens diferentes com as dimensões de 600×225 px. Após rodar a campanha durante um tempo, vá filtrando quais imagens trazem o melhor resultado; Otimize o title e a description dos anúncios para que eles gerem o melhor CTR possível. Teste novos titles e descriptions sempre; Um dos segredos para pagar barato é a segmentação bem feita. Use o analytics e o Alexa para descobrir o país, idade, sexo entre outros dados do seu público e segmente com base nisso; Uma ótima forma de otimizar suas campanhas e pagar menos de R$ 0,01 pelos cliques é usar o CPMO; Renove seus anúncios de Facebook ADS a cada 4 dias – A tendência é que os resultados comecem a diminuir após esse período e por isso é preciso renová-los; Quando for promover posts na sua fanpage, use apenas 2 linhas de texto e o link para o post. Se o texto for maior que isso, a link acabará ficando escondido e o leitor precisara clicar em ver mais para ver o link. Não esqueça de usar call to actions no seu texto; Coloque setas apontando para o link na imagem que você criar para promover seu artigo; Promova 1 post por semana para manter constante o alcance aos seus fãs. Como as postagens orgânicas têm um alcance cada vez mais baixo, é importante a promoção de posts para atingir 100% dos leitores; Os melhores posts para fazer esse tipo de promoção são as resenhas de produtos. Além dos leitores adorarem esse tipo de artigo, você pode colocar links de afiliados nele para o produto resenhado; Promova o post não só no feed de notícias, mas também na lateral em formato de anúncios; Uma dica importante tanto para o feed quanto para os anúncios na lateral é o limite de 20% de texto na imagem. Mais do que 20% o Facebook reprovará seus anúncios; Outra maneira de manter a sua página movimentada e aumentar o seu engajamento e reputação no algoritmo do Facebook é criando uma campanha de “envolvimento de publicações de página”, usando o CPMO; E pra finalizar, Paulo Faustino deu uma dica relacionada a uma das observações que Flávio Raimundo fez em sua palestra de abertura: Desenvolva o seu próprio aplicativo para o seu site, pois o mobile está chegando forte. CONRADO ADOLPHO Conrado Adolpho fechou o evento com uma palestra diferente. Ele segui a linha mais motivacional falando dos 30 erros que ele cometeu durante a jornada dele e que você não deve cometer. A palestra que era pra durar 45 minutos chegou a quase 2 horas e ninguém piscava. Ao final, mesmo depois de dois dias de evento e do cansaço, Conrado foi aplaudido com muito entusiasmo. Não vou listar os 30 erros pois eles por si só dariam uma sequencia enorme de artigos, aliás os pontos destacados da palestra do Conrado são poucos mas são de extrema importância para a sua vida. A primeira grande lição que Conrado deixou foi sobre sua própria história de vida. Conrado se formou em engenharia aeronáutica no ITA, abriu seu próprio negócio, faliu, levou cerca de 2 anos sem conseguir trabalhar, pois sucumbiu a uma depressão profunda até o dia que se viu na fila para trabalhar como auxiliar de cozinha de um restaurante. Foi nesse momento que a ficha dele começou a cair. O que ele, um cara tão inteligente, com uma ótima formação e com uma capacidade enorme estava fazendo ali na fila pra lavar pratos? É aí que ele funda sua agência de marketing digital e começa sua vida nesse caminho que já conhecemos. Segundo suas próprias palavras, só com a última turma do 8PS ele faturou R$ 800.000,00, ou seja, é uma grande história motivacional e inspiradora de alguém que saiu do fracasso ao sucesso. Vamos às dicas:Conrado Adolpho Tome sempre cuidado para não sucumbir aos pensamentos negativos e as más influencias das pessoas. Relute contra isso, substitua os pensamentos negativo por positivos imediatamente e se for preciso afaste-se das pessoas negativas. É a sua integridade mental que está em jogo; Essa foi uma das frases que mais me chamou a atenção: Você domina o mundo dentro da sua mente. O poder, o sucesso e o mundo estão dentro da sua mente. É dentro dela que você atingirá tudo o que deseja; Aprenda a ser tanto um estrategista quanto um ferramenteiro – Aqui Conrado referia-se a importância de saber fazer de tudo. Ele se mostrou a favor de você mesmo botar a mão na massa e construir as suas páginas de captura, seu site, gerenciar as ferramentas de publicidade… você não precisa terceirizar, faça você mesmo. Para isso é necessário que você desenvolva tanto a parte estratégica quanto a operacional; Estude técnicas de varejo – Ricardo Eletro, Casas Bahia, Casa e Vídeo… esses caras sabem o que estão fazendo. Preste atenção nas suas estratégias, estude-os e copie; Leia “as armas de persuasão”. É um livro obrigatório para você que quer trabalhar com internet; Assista o filme “O homem que mudou a regra do jogo”, é uma grande lição de persuasão. Abraços, Léo Cabral!

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