quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sua Loja Virtual Está Crescendo ?

Sua Loja Virtual Está Crescendo? Eu uso três métricas para mensurar o crescimento no comércio eletrônico: tráfego, conversões e vendas. PRIMEIRO: Tráfego. Nem todos os tráfegos são criados iguais. Você precisa do engajamento dos visitantes para traduzir as visitas em vendas. Conseguir o engajamento certo dos visitantes é mais complicado do que ter um monte de dinheiro para gastar. Se você for uma startup que está começando, você não pode contar apenas com o tráfego orgânico da marca já estabelecida pela empresa. Você tem que aumentar os negócios para a empresa. Parcerias podem ajudar a atrair um tráfigo significativo e gerar leads, mas você precisa de um número significativo de leads, estruturados apropriadamente, para produzir um crescimento significativo. Quando eu olho para os canais de geração de tráfego tais como links patrocinados, anúncios online ou programas de afiliados bacanas, eu não acredito que eles são a resposta certa para o crescimento exponencial. Esses programas foram efetivos quando foram lançados anos atrás, mas agora o mercado está saturado. Os programas tradicionais de links patrocinados podem rapidamente custar muito mais do que os reais que eles trazem. Então, como você pode gerar tráfego para a sua loja virtual? Primeiro, não importa qual tática ou canais você escolhe, você precisa mensurar, acompanhar e gerenciar o seu retorno sobre o investimento. Uma vez que você tenha definido quem é o seu público-alvo, e você entende onde eles estão online e offline, dedique a fase inicial do seu programa de marketing testando e experimentando tudo que existe até que você encontre o espaço ideal. Esses programas não devem ser caros, e alguns não precisam de dinheiro para fazê-los. Mas eles podem fazer a diferença. O sucesso inicial da RueLala foi baseado em um programa de indidações que alavancou a sua base de usuários existentes. O relançamento da Fab.com usa indicações e propaganda nas redes sociais. Nesse momento não existe uma resposta certa para os programas de marketing. Você precisa testar as coisas, aprender com elas, testar novamente, até que você encontre o gatilho ideal para a sua empresa. SEGUNDO: Conversão. As suas métricas de conversão mostram o quanto você é capaz de converter os visitantes do seu site em clientes. Alguns clientes chegam ao seu site prontos para comprar de você. Outros chegam ao seu site porque alguns sites de terceiros ofereceram alguma coisa para eles fazerem isso. Eles não tem intenção nenhuma de comprar. Esses dois tipos de tráfego terá diferentes taxas de conversão. As taxas de conversão variam muito por indústria, por isso é muito difícil e perigoso generalizar as coisas. Para lojas virtuais de produtos de luxo high-end, as taxas de conversão são 0,03%. Para lojas virtuais que vendem produtos de massa a taxa de conversão pode ter vários pontos percentuais. A média é aproximadamente 1,5% mas você deve usar a sua própria indústria como benchmark. TERCEIRO: Vendas. Existe um grande número de variáveis que podem afetar o tamanho dos pedidos que você está recebendo. Para começar, essas variáveis incluem o mix de produtos, os incentivos de vendas, e as iniciativas de up-selling. Além disso, existem duas categorias de lojas virtuais: aquelas que carregam os seus próprios produtos, e aquelas que vendem produtos de outras empresas. Então tenha cuidado como você compara as suas vendas com os seus concorrentes. Todas essas variáveis afetam as vendas. Esse post trouxe uma breve introdução de algumas métricas que você precisa acompanhar. Existe um grande número de outras métricas tais como “net promoter score” (NPS), frequência de compras, e taxas de retorno, que eu não mencionei no post. Agora, não importa quais números você escolhe para mensurar, interagir ou gerenciar a sua empresa, no final do dia, a melhor maneira de construir um ecommerce de sucesso é basear a sua gestão em métricas. Para ter resultados de negócios,aplicações financeiras,performance...,precisamos aferir nossos indicadores periodicamente.Especialmente o CAIXA.Seja 2,legal ou não! Fonte Blog da Rakuten

Um comentário:

  1. Muito pertinente e objetivo seu artigo ,também as colocações.
    Para compartilhar oportunidades precisa-se de iniciativas como esta,também na internet.Parabéns!

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