segunda-feira, 22 de julho de 2013

Email Certo

Não importa o quanto uma campanha é boa ou você acha que ela é; sempre há espaço para melhorias.
 Se você quer ver melhores taxas de abertura, então você deve se preocupar com todas as formas possíveis de ter o seu conteúdo de marketing trabalhando pra você. Assim, não importando o quão boa sua campanha parece ser, porque não rever algumas maneiras que você mesmo pode ser capaz de melhorá-las?
1- Grandes assuntos trazem grandes taxas de abertura
Esse ponto já foi tratado em nosso blog e é algo básico para qualquer um que venha trabalhando com marketing de conteúdo ou email marketing por qualquer período de tempo. A linha de assunto é seu gancho e pode fazer toda diferença na leitura ou não de seu email por parte do cliente. Essas palavras são possivelmente mais importantes que o próprio conteúdo da mensagem. Se sua linha de assunto não consegue atiçar as pessoas a continuar lendo, você tem poucas chances de sucesso em sua campanha.Como você pode fazer isso? Bem, isso não é uma ciência; você precisa apenas atiçar, intrigar ou entreter as pessoas o suficiente para que elas continuem. Por exemplo, se você consegue aumentar a curiosidade delas, as pessoas vão querer continuar lendo. Mantenha simples, o mais curto possível. Para marketing local, não se esqueça de incluir a área na linha de assunto também.
2- Não enterre seu “lead”
Ponha sua informação mais importante no início do email. Seja breve. Vá direto ao ponto e só então desenvolva a ideia que você está introduzindo. A maioria dos programas de email não mostra uma pré-visualização do conteúdo antes do email ser aberto. Muitos de seus leitores veem tanto o assunto como as primeiras sentenças do seu email. Explore essa realidade em todo seu potencial para melhorar a chance de que as pessoas vão continuar lendo.
3- Aprenda com todos os e-mails que você envia usando testes A/B
Como você melhora resultados? Fazendo perguntas. Ou nesse caso, usando testes para identificar a efetividade relativa de certas variáveis na sua audiência. Um teste A/B é exatamente o que parece, pegar sua lista e dividi-la em duas distribuições de email distintas. Você testa uma variável por vez para determinar as melhores práticas para sua audiência. Coisas que você pode testar incluem:
√ Linhas de assunto
√ Dia mais efetivo para o envio
√ Melhor hora do dia para enviar
√ Quão importante a personalização é para aquele conteúdo
√ Tópicos que geram o maior interesse
√ Considerações de layout e design (para taxas de clique, etc)
4- “Timing” é tudo
Como você perceberá com seus testes A/B acima, o momento certo de envio tem muito a ver com a sua taxa de sucesso no email marketing. Apenas pense sobre os diferentes momentos que você postou algo no Facebook e a resposta que você obteve. Claro que parte disso tem a ver com o conteúdo de sua postagem, mas uma boa parcela tem a ver com quando você postou.A hora do dia e mesmo o dia da semana podem ter grande impacto em como os leitores respondem. Parte disso é por tentativa e erro, tente enviar em diferentes dias da semana para pessoas diferentes da sua lista; as respostas devem indicar que dia é melhor. A partir daí você pode tentar a mesma coisa com a hora do dia.
5- Um pouco de ausência pode gerar mais interesse
Quão frequente você está escrevendo para sua lista? Se você está vendo taxas de abertura de 2-3% provavelmente você está gerando mais dano do que coisa boa. Tente reduzir a frequência e dar para sua lista um tempo para “respirarem” antes que suas campanhas deteriorem completamente.
6- WIIFM?
“What´s in it for me?” é um termo que significa “o que há nisso para mim?”, ou seja, qual o meu interesse na mensagem, ou qual a vantagem que estou tendo. Garanta que seus e-mails sejam relevantes e ofertem algo que sua audiência realmente precise. Você pode começar por segmentar e direcionar para sua lista conteúdo que ELES valorizem. Aumentar a relevância constrói confiança e quem sabe até faz com que eles aguardem ansiosamente por seus e-mails
Abaixo algumas sugestões para melhorar a taxa de abertura dos emails:
* Utilize um remetente que contenha o domínio da empresa - evite remententes com domínios gratuítos (@gmail, @hotmail, @yahoo, etc...) que podem comprometer a credibilidade da mensagem;
* Evitar texto em vermelho puro no corpo da mensagem pois caracteriza SPAM;
* Evitar palavras de cunho promocional no assunto do email (Confira, promoção, imperdível, etc) , assim como caracteres especiais (!, ?, etc);
* Ter cuidado com a alta freqüência  de envios - procure espaçar mais as datas de envios;
* Criar uma news apenas com notícias e outra apenas com produtos - dividir o conteúdo para não saturar o contato;
* Orientar os clientes a adicionar o remetente da mensagem em sua lista de contatos - isto ajuda muito a mensagem ser classificada como confiável;
* Evitar a repetição de assuntos nos emails - procure utilizar alguma notícia ou novo produto como chamada do assunto do email;
* Utilize as pesquisas online para ouvir a opinião dos clientes em relação as mensagens enviadas e analise as sugestões;
* Alterar o design das mensagens de tempos em tempos pois os clientes gostam de novidades;
* Observe os horários onde a taxa de abertura é maior e agende o envio para este horário;

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